Tutorial básico usando CakePHP, Windows e Eclipse – Parte 1

cake-logo

Olá, nesse tutorial gostaria de ensinar de uma forma bem básica, como rodar o Framework CakePHP no Windows e escrever algum código usando o Eclipse.

Bora lá:

O CakePHP é um framework PHP(dãããã) que utiliza MVC, poderia perder bastante tempo falando dos beneficios de usar um Framework e MVC, mas essa não é a intenção do post, de qualquer forma, de uma olhada aqui e aqui.

O primeiro passo é ter o servidor de aplicação funcionando e para simplificar muito nossa vida, existe o Wamp, que já vem com tudo que precisamos para rodar o CakePHP: Apache, PHP e MySQL.

Depois de instalado o Wamp, que é bem simples, ele irá criar uma pasta em C:wamp, dentro dessa pasta estará a pasta www, que é onde iremos colocar os arquivos que serão acessados pelo navegador. Para verificar se o wamp está funcionando corretamente, basta acessar o link http://localhost, que você irá deparar com a pagina do wamp.

wamp_home

O proximo passo é baixar o CakePHP.

O CakePHP você encontra aqui, e a documentação você encontra aqui.

Agora basta baixar o CakePHP e colocar no diretório www do Wamp (C:wampwww), no momento a versão atual é a 2.3.6 e seu diretório do CakePHP irá ficar assim: C:wampwwwcakephp-cakephp-b81c198. (Quando abrirmos o CakePHP no Eclipse, falarei um pouco mais da estrutura de diretórios do framework)

Agora, altere o nome da pasta cakephp-cakephp-b81c198 para cake, e acesse via http://localhost/cake e a tela abaixo irá aparecer:

tela_inicial_cake_1

Se a tela aparece dessa forma, significa que o module rewrite do apache não está habilitado, no wamp é bem simples fazer isso, vá até o ícone do wamp, que está localizado próximo ao relógio do Windows, clique nele e procure por Apache, teremos a seguinte tela:

wamp_painel_controle

 

Agora, clique em Apache modules e procure por rewrite_module, clique nele e aguarde o wamp reiniciar para que as configurações sejam válidas. (O rewrite_module é utilizado para criar url amigáveis ou personalizadas)

Agora teremos o CakePHP funcionando “quase” que completamente, nossa tela será a seguinte:

tela_inicial_cake_2

Agora vamos ao o que consideraria a segunda parte do tutorial, importar a estrutura de diretórios para o Eclipse, uma IDE feita em Java pela IBM, que é muito utilizada para desenvolvimentos em geral (Java, PHP, Html, JS, etc).

Assumiremos que o Eclipse já esta instalado e configurado para que possamos editar arquivos em PHP. A grande sacada aqui é criarmos um projeto apontando para o diretório do CakePHP, faremos o seguinte:

Com o Eclipse aberto, clicar em File, New, Php Project:

eclipse_novo_projeto

  1. Nesse textbox, coloque o nome do Projeto, para o tutorial sujiro utlizar cake, com letras minusculas 😉
  2. Aqui você deve selecionar o diretório raiz do cake, no nosso caso, C:wampwwwcake
  3. Feito as devidas configurações, clique em Finish.

E agora teremos nosso projeto criado e pronto para começarmos

projeto_cake_eclipse

Nossa primeira alteração será para corrigirmos o erros exibidos na pagina inicial do CakePHP, vamos lá.

Abrar o arquivos core.php que fica em Cake->app->Config, e altere o valor do Security.salt e do Security.cipherSeed:

<br /> Configure::write('Security.salt', 'DYhG93b0qyJfIxfs2guVoUubWwvniR2G0FgaC9mi');

Configure::write(‘Security.cipherSeed’, ‘76859309657453542496749683645’);

Esses carinhas são utilizados na criptografia do CakePHP e devem ser alterados, para que não utilizem o valor padrão do CakePHP. No Security,salt você pode utilizar qualquer valor que seja número ou letra e no Security.cipherSeed você deve utilizar apenas números. Não esqueça de salvar o arquivos.

Até esse ponto, já corrigimos as duas primeiras mensagens de erros, nosso CakePHP está assim:

cake_php_home_final

No próximo post daremos continuidade ao projeto, explicarei como corrigir o erro de banco, explicarei um pouco da estrutura de diretórios do CakePHP e por fim um pouco de código.

Até.