Como utilizar o Jekyll pra criar um blog com páginas estáticas. Jekyll parte 1

Jekyll, um software para gerar páginas estáticas usado principalmente pra blogs. Esse tutorial é a primeira parte. O Jekyll é um software gerador de páginas estáticas. Usando arquivos de texto com Markdown, ele cria um site completo, estático, pronto pra ser publicado. A vantagem de gerar um blog, ou um site em html estático, é que não precisamos nos preocupar com muitas camadas de segurança, considerando que eliminamos o interpretador PHP, no caso do WordPress, eliminamos o próprio WordPress, que apesar de ser uma ótima plataforma de blog, pode conter bugs, eliminamos também a necessidade de um servidor de banco de dados (falow MySql 😉 ), e claro,  o desempenho, como só é exibido páginas estáticas, são menos requisições e nada pra processar e pra hospedar apenas páginas estáticas é muito mais barato e até “di grátis” hehehehe.

Esse tutorial é baseado no Ubuntu, o Windows não foi muito amigável pra instalar o Jekyll. =/ Deixando bem claro que o WordPress é uma ótima plataforma, supre qualquer necessidades para um blog e até algo mais avançado. O Jekyll não é muito simples de se trabalhar, por isso deve ser utilizado, principalmente por desenvolvedores, e nesse caso, é uma ótima oportunidade de aprender novas tecnologias e ir afiando os conhecimentos em otimização não somente de conteúdo como também dos códigos do site.

Vamos começar. O primeiro passo é instalar o Ruby na maquina, no Ubuntu é muuuuuuuuuito simples:

sudo apt-get install ruby1.9.1 ruby1.9.1-dev

No comando eu utilizei a versão 1.9.1, apesar de já existir a versão 2.1 do Ruby, quando fiz os primeiros testes, as coisas não foram lisas, como usando a 1.9.1 vai atender pro que precisamos, então é ela que iremos utilizar aqui. =D

Isso já é o suficiente pra instalar o Ruby no ubuntu. Pra verificar se instalou certo, mais por desencargo mesmo, basta digitar o comando abaixo:

ruby --version

E o resultado é a versão do Ruby instalado… 😉 Agora que temos o Ruby funcionando, vamos instalar o Jekyll, o comando, claro, é bem simples:

gem install jekyll

 O gem é o comando do Ruby similar ao comando apt-get do Linux, ele serve pra instalar pacotes.

Agora já estamos quase prontos pra começar a  criar páginas estáticas. O comando que devemos utilizar agora é:

jekyll new blog

Ele irá criar a estrutura padrão de diretórios do Jekyll, ela deve ficar assim:

arvore_de_diretorio_jekyll

 

  • Os arquivos _config.yml é onde ficam as configurações do blog, como o nome do blog, por exemplo;
  • A pasta css é onde fica os arquivos de estilo;
  • A pasta _layouts é onde fica o layout padrão de cada página, mais pra frente, veremos como ele é utilizado;
  • A pasta _posts é onde fica os posts do nosso blog;

Por enquanto esses são os diretórios essenciais para começarmos a conhecer melhor nosso blog. Pra rodarmos ele localmente e ver como ficou, devemos, de dentro da pasta blog, rodar o comando abaixo:

jekyll serve

Ele irá disponibilizar um modo “preview” do blog no endereço http://localhost:4000, assim podemos ver como irá ficar nosso blog com o layout padrão do jekyll. Além disso, é claro, ele irá gerar uma build, as páginas html, dentro da pasta _site. O resultado final é a página abaixo: pagina_inicial_utilizando_o_layout_padrao_do_jekyll Nos próximos tutorias irei explicar como criar um post, personalizar o blog, otimizar o SEO e o que for surgindo. Links úteis: